domingo, 12 de outubro de 2008

Mais um motivo para voltar...

Falta homem na Austrália

Segundo um artigo publicado no DN:

"Êxodo masculino gera desequilíbrios demográficos nas grandes cidades, e especialistas já elaboraram até um 'mapa do amor' com a distribuição dos dois sexos pelo país.

Acostumada a passar ao mundo uma imagem de liberalidade em questões morais e sociais, a Austrália está amargando uma escassez de homens jamais vista no país. Segundo as estatísticas demográficas mais recentes, há quase 100 mil mulheres a mais que homens na Austrália, numa população total de cerca de 22 milhões de habitantes.

O problema é pior nas cidades costeiras, justamente as que mais recebem turistas, para onde as mulheres se mudaram à procura de melhores empregos e estilos de vida. O paradoxo maior é que, há 30 anos, a Austrália estava repleta de homens, graças a políticas de imigração que favoreciam a entrada de pessoas do sexo masculino.

A situação foi invertida porque milhares de homens australianos com idades entre 20 e 30 anos deixaram o país para viajar ou trabalhar. Isso provocou um desequilíbrio entre os sexos com profundas implicações.

Hoje, em grandes cidades australianas, como Sydney, encontram-se grupos concentrados de mulheres solteiras e números cada vez menores de membros do sexo oposto. O especialista em demografia Bernard Salt diz que o êxodo masculino para o exterior está deixando marcas.

“Há cerca de 12 mil australianos vivendo em Dubai, nos Emirados árabes, e a maioria é composta por homens com idades entre 25 e 34 anos”, informa – e é justamente nesta faixa etária que a maioria das pessoas tomam decisões definitivas em suas vidas, como carreira e casamento. Já fora dos grandes centros urbanos, a situação é muito diferente. Grandes quantidades de mulheres abandonaram o interior procurando melhores empregos ou educação em áreas metropolitanas.

Elas deixaram para trás comunidades com excesso de homens jovens. A cidade de Glenden, no Estado de Queensland, norte do país, é um exemplo extremo: há exatamente uma mulher para cada 23 homens.

A partir das estatísticas, os especialistas elaboraram um “mapa do amor”, que mostra como os vários agrupamentos de homens e mulheres solteiros estão distribuídos pelo território australiano."

E o que restou foram os aborigenes!!!.....:):):)

1 comentário:

Jantarada dos alunos 1985/1990 do Liceu da Madorna disse...

E eu não keru acreditar , pois com o teu charme senão caças lá um surfista cheio da massa, não sei não ...!
Atão é pk a coisa tá grave...
Mas pode ser que te começes a habituar. e tenhas que te afeiçoar aos aborígenes, AHAHAHAH
Tu ve lá bem isso , pois eu gostaria muito de te ir visitar e com algum jeitoso , na tua faixa etária ... Pois a partir dos 40 esse problema parce-me a mim que acaba..?
Não nos desiludas, tantos km´s percorridos para depois ...........népia!?!?